5 coisas que talvez você não saiba sobre suas finanças

Sem dúvidas existe muita informação disponível sobre finanças e vem crescendo o número de pessoas interessadas em melhorar suas vidas financeiras. Porém, mesmo com tanto conhecimento disponível, fica difícil saber o que é relevante para nós. A seguir, vou te falar sobre cinco coisas que todos deveriam saber, e que talvez você ainda não saiba, mas que vão te ajudar com sua vida financeira positivamente.

  1. A poupança não é o investimento mais seguro.

A poupança não é necessariamente a melhor escolha para investir seu dinheiro, isso já está sendo amplamente falado, por conta da baixa rentabilidade. Porém, o que ainda não está muito claro é que existem investimentos mais seguros do que a poupança.

A segurança da poupança está atrelada à instituição e ao montante investido.  Existe uma entidade sem fins lucrativos criada para garantir depósitos bancários e outros investimentos em instituições financeiras, no caso de falência ou intervenção de alguma delas. 

Esta entidade é o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ou seja, se você investir mais do que R$250.000,00 na poupança do seu banco e ele falir, o que exceder esse montante será perdido, pois existe a garantia do Fundo Garantidor de Crédito apenas até R$250.000,00 por instituição e por CPF ou CNPJ. 

O investimento no Tesouro Direto é mais seguro, pois ele é emitido pelo governo federal e tem garantia do próprio governo. Isso significa que, em caso de qualquer dificuldade financeira do governo, os títulos do Tesouro Direto serão os últimos a serem afetados, pois eles são prioridade na quitação de dívidas.

  1. Seu score de crédito é importante. 

O Score de Crédito é uma pontuação que reflete a capacidade de uma pessoa de honrar suas dívidas e compromissos financeiros. Ele é calculado com base em informações presentes nos principais bancos de dados de crédito, como o Serasa e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Seu score de crédito é usado por credores para avaliar se você é um bom candidato a empréstimos e cartões de crédito. Quanto maior o seu score de crédito, mais fácil será obter empréstimos e cartões de crédito com taxas de juros mais baixas. 

Além disso, o Score de Crédito também é importante para outros tipos de situações, como a contratação de seguros, a locação de imóveis e até mesmo a contratação de serviços de telefonia e internet.

  1. O problema não é gastar, mas sim gastar sem um objetivo claro. 

Muitas vezes, as pessoas associam investir com fazer grandes sacrifícios e viverem de maneira austera. No entanto, isso não é verdade. O segredo está em encontrar um equilíbrio entre gastar e poupar. Investidores bem-sucedidos não são necessariamente avarentos, mas sim pessoas que gastam de forma consciente e estratégica. 

É importante gastar dinheiro de maneira que ele contribua para o bem-estar e felicidade da sua família, investindo em coisas como saúde, lazer, conforto e educação. Isso não é jogar dinheiro fora, mas sim usá-lo de forma inteligente para obter benefícios reais.

  1. Suas finanças não são apenas sobre dinheiro.

Suas finanças também incluem coisas como seu bem-estar emocional, suas relações pessoais e seu comportamento. Existe uma ciência que estuda o seu comportamento em relação às finanças, chamada economia comportamental. Ela envolve técnicas de psicologia, sociologia e neurociência para estudar como as pessoas realmente tomam decisões econômicas. 

Ela identifica vários “vieses” comportamentais, como a tendência de as pessoas serem mais propensas a seguir a multidão do que a pensar por conta própria, ou a tendência de se subestimar o impacto das taxas de juros a longo prazo. 

Os economistas comportamentais também estudam como esses vieses podem ser mitigados ou aproveitados para melhorar as decisões econômicas das pessoas. Por exemplo, eles podem sugerir estratégias para ajudar as pessoas a poupar mais, como automatizar transferências para contas de poupança. 

  1.  Parcelamento no cartão de crédito é um tipo de dívida.

O parcelamento no cartão de crédito é uma opção que permite que os consumidores dividam o valor de suas compras em várias parcelas, com juros. 

Em alguns casos, o vendedor diz que é sem juros, mas oferece a opção do à vista com desconto. Na verdade, o desconto que ele está te dando são os juros do parcelamento!

É importante ter em mente que o parcelamento no cartão de crédito é uma forma de empréstimo, assim como qualquer outra dívida, e se você não tem o dinheiro para comprar à vista e adquire em várias parcelas, está adquirindo uma dívida.

E aí, já sabia de tudo isso? Compartilhe com quem precisa saber também! E entre em contato com um expert financeiro para ele abrir seus olhos sobre o que você pode ainda não sabe sobre a sua vida financeira!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cinq Newsletter